Grupos de WhatsApp Notícias

Na última década o mundo passou por um processo revolucionário do uso da tecnologia, a chamada “era digital” invadiu a vida das pessoas de forma irreversível e o jornalismo teve que se adaptar às mudanças.

Os formatos impressos foram logo substituídos pelo digital onde a informação e a desinformação circula na velocidade da luz nas redes sociais.

Ao mesmo tempo em que tal transformação possibilitou que milhares de pessoas tivessem acesso à informação, nascia também o lado obscuro do compartilhamento de conteúdo sem fontes de referência confiáveis, as chamadas “fake news”, notícias falsas que se espalham e acarretam problemas sociais gravíssimos.

Os grupos de whatsapp notícias reúnem centenas de jornalistas e leitores de todos os cantos do país, promovem debates e contam com atualizações diárias minuto a minuto com os principais acontecimentos do Brasil e da vida das celebridades e subcelebridades.

Se você gosta de uma boa fofoca e quer estar bem informado com as principais notícias da sua região e do mundo em um só lugar, entre agora mesmo para um grupo de whatsapp notícias.

Qual o Objetivo Dos Grupos de WhatsApp Notícias?

Muito mais que informar, os grupos de whatsapp notícias são uma ferramenta no combate as “fakes news” e têm o objetivo de alertar sobre golpes e conter os danos do jornalismo mal intencionado ao evitar o compartilhamento de notícias falsas.

Esses grupos de whatsapp geralmente são criados e administrados por jornalistas e veículos de comunicação comprometidos com a verdade e seus participantes são cidadãos em busca de notícias reais.

Os grupos de whatsapp notícias promovem debates e contestam noticias, procurando checar a veracidade dos fatos narrados e validar ou desmascarar noticiam falsas levando ao público informações de confiança.

O Que eu Encontro Nos Grupos de WhatsApp Notícias?

Nos grupos de whatsapp noticias é possível encontrar matérias do Brasil e do mundo sobre política, educação, violência, trânsito, economia e muitos outros assuntos que são compartilhados e discutidos entre os participantes.

Esses grupos podem ser locais, regionais, estaduais ou nacionais. Há um comprometimento entre os participantes para que os conteúdos compartilhados transmitam informações confiáveis.

Nos grupos de whatsapp notícias você também encontrará comunidades dedicadas à discussão de teorias da conspiração, paranormalidade e outras temas e curiosidades.

E como não poderia deixar de ser, alguns grupos de whatsapp notícias têm como tema o mundo dos famosos, neles os membros compartilham fofocas e discutem a respeito da vida de influencers, cantores, atrizes e outras celebridades e subcelebridades.

Se você gosta de conversar sobre outros assuntos, também podem participar dos grupos de amizades, grupos de divulgação e muitos outros.

O Que São Fake News?

A expressão Fake News traduzida para o Português literal significa “notícias falsas”.

A propagação dessas notícias representam um perigo iminente que pode gerar danos malignos à sociedade e causar a morte de pessoas inocentes como já registrado em muitos lugares do mundo e principalmente no Brasil.

Quem cria essas notícias geralmente têm o interesse de gerar tráfego para uma página, ou atrair a atenção para uma determinada figura. A tática é invalidar o oponente criando uma noticia falsa que suje sua reputação, seja essa pessoa um cidadão comum, um político ou uma grande empresa.

Como resultado as Fakes News propagam o ódio, violência, e muitas vezes a discriminação racial e sexual.

Como Identificar Uma Fake News?

Para identificar uma notícia falsa é preciso desenvolver a habilidade de contestar, ou seja, fugir do senso comum. Para auxiliar nesta tarefa listamos três características em comum das Fakes News que podem ser facilmente identificadas.

Títulos Tendenciosos

Para gerar impacto e compartilhamento rápidos as fake news costumam ter títulos altamente chamativos, alardeando para uma suposta ação da vítima que envolva algum tipo de comportamento fora do comum e que desperte o julgamento.

Contém Erros Gramaticais

Como muitos dos envolvidos na criação e propagação de Fake News não são jornalistas ou sequer têm formação na área jornalística, muitas das notícias e matérias veiculadas contêm erros gramaticais. Tais erros jamais aconteceriam se tratando de um veículo de comunicação responsável e com editores e revisores de conteúdos atentos. Na dúvida desconfie.

Não Informa Fontes

Como as Fakes News não têm o intuito verdadeiro de informar ou educar e sim de prejudicar a qualquer custo, dificilmente você encontrará uma fonte que confirme o fato. Ao verificar o corpo da matéria não há qualquer link de referência que ajude a validar as informações ou nome do autor da mesma.

Como Checar a Veracidade de Uma Notícia?

A maioria das Fake News surge em forma de imagem. A pessoa recebe uma foto com o título da matéria, mas não a matéria em si. Muitas pessoas sequer chegam a ter acesso ao conteúdo completo. Ao receber uma notícia nesse formato, desconfie e siga os seguintes passos:

Pesquisa no Google

  1. Procure pela fonte digitando o título da matéria no Google ou no YouTube. Use palavras chave como o local e um breve resumo do acontecimento narrado;
  1. Confirme se há outras matérias sobre isso e o que elas dizem a respeito;
  1. Confirme se os portais onde a notícia está sendo veiculada são críveis. Ou seja, se são populares por sua credibilidade e comprometimento;
  1. Não acredite cegamente em notícias veiculadas por portais desconhecidos ou que você nunca tenha acessado antes.

Perguntas Frequentes

Os Grupos de WhatsApp Notícias Têm Regras?

Para garantir a segurança e o bem estar dos participantes, os administradores de grupos de whatsapp criam regras para a divulgação de links e produtos. Os participantes que infringirem as regras podem ser expulsos do grupo sem aviso prévio.

Ao ingressar num grupo esteja atento às regras e comunicados fixados na descrição do mesmo. Para ter acesso à esta área basta clicar na foto de perfil do grupo e ler atentamente o que está escrito em informações.

Como Convidar Amigos?

Para convidar amigos, abra a conversa do grupo e clique no ícone com 3 pontinhos no canto superior direito da tela.

Em seguida clique em dados do grupo. Na tela será exibida algumas informações do grupo como data de criação, nome dos administradores e participantes. Acima do nome dos administradores você encontrará a opção “convidar via link”.

Pronto, agora é só clicar, copiar o link e compartilhar.

Como Criar um Grupo de WhatsApp Notícias?

Você pode criar um plantão de notícias da sua cidade através de um grupo de whatsapp.

Basicamente o que você precisa fazer é: abrir a tela de conversas do whatsapp no celular ou no navegador, tocar em mais opções (símbolo com três pontinhos) e em novo grupo.

Em seguida pesquise os contatos que você deseja adicionar ao grupo e toque na seta verde para seguir para o passo final que é criar o nome do grupo e adicionar uma foto de identificação.

Feito isso, clique em salvar e seu grupo está pronto!

CATEGORIAS

Amizades

Quer encontrar os melhores Grupos de WhatsApp Amizades?...

Animes

Você é fã de animes e quer conhecer e co...

Automóveis

Assim como o futebol, o interesse por carros é uma gr...

Beleza

Estética, moda e beleza são nichos extremament...

Compras e Vendas

O whatsapp deixou de ser apenas um aplicativo para troca de ...

Divulgação

Os grupos de whatsapp divulgação são a ...

Emagrecer

A pandemia trouxe alguns problemas para a populaç&ati...

Esportes

O Brasil é conhecido no mundo todo por ser uma refer&...

Estudos

Os grupos de whatsapp estudos tornaram possível a jun...

Figurinhas

Conheça milhares de Grupos de WhatsApp Figurinha...

Filmes

Todos os anos centenas de novas produções cine...

Games

Você sabia que é possível receber divers...

Ganhar Dinheiro

Os Grupos de WhatsApp Ganhar Dinheiro podem aumentar a sua r...

LGBT

Seja para falar de crush, inclusão ou diversidade, os...

Memes

Os memes são imagens e vídeos virais que nos f...

Musicas

Às vezes a paixão por um time, por um livro ou...

Namoro

Os Grupos de WhatsApp Namoro podem ser a maneira de conhecer...

Notícias

Na última década o mundo passou por um process...

Receitas

Com tanto tempo livre em casa devido a pandemia, as pessoas ...

Redes Sociais

Os Grupos de WhatsApp Redes Sociais podem ajudar a aumentar ...

Religião

A religião está presente na vida da maioria da...

Séries

Acabou de assistir uma série incrível e quer c...

Vídeos

O compartilhamento de vídeos se tornou febre no Brasi...

Todas as Categorias